Tenho pensado muito no aniversário de Brasília, no que isso representa para todos nós, que somos parte da primeira geração da capital do Brasil. Para mim, permanece essa necessidade de operar uma mudança. De ressaltar nosso lado ótimo nem sempre conhecido, mas de principalmente continuar lutando para ser melhor. Para finalmente concretizar a utopia que está em cada tijolo dessa enorme construção humana.
Esses personagens engraçadinhos que eu inventei são meu presente de aniversário para minha cidade: uma caricatura bem feia dos nossos maiores vilões. Para que possamos detestá-los, rir deles - e principalmente nos afastarmos o mais possível desses padrões de comportamento que infelizmente ainda nos empestam.
Parabéns, Brasília. Por ser uma cidade cheia de qualidade de vida. Pela sua beleza arquitetônica, pelos seus moradores entusiasmados por fazer parte dessa geração nova que não tem vergonha de amar sua terra, apesar dos seus defeitos e das suas contradições.
Parabéns pelo seu papel fundamental na construção do Brasil de hoje, por ter transformado para sempre a realidade brasileira, promovendo como nunca antes a ocupação do interior do país.
Que os próximos 50 sejam feitos de amadurecimento, de evolução, de seriedade - e principalmente de seus pores-de-sol indescritíveis, com todas as cores da paleta de Deus.
16 comentários:
Realmente, o por de sol de Brasilia é unico, místico, maravilhoso e indescritivel.Mas é obra do Criador.
A qualidade de vida, com a melhor renda per capita do pais, é feita encima do trabalho suado e tributado no resto do país.
Quanto ganha o servente do cafezinho do senado, Carolina? Otimo para ele. Mas o que faz Brasilia para que os outros brasileiros ganhem assim?
O que produz Brasília, além dos privilegios que o resto do Brasil provê?
Aliás, menina, voce está aí há dois anos, licenciada de seu empreguinho público, sustentada por quem mesmo?
Espero sinceramente que voce contribua, na medida de suas possibilidades, para mudar a essencia de Brasilia. Acredito sinceramente nisso, na sua boa intenção.
Mas não se perca em ilusões, pois as tentações serão muitas.
Só para ficar claro: minha licença é não remunerada. E meu "empreguinho público" foi conquistado com um suado concurso público.
Minhas ilusões e utopias de um mundo melhor, de uma cidade e um país mais igualitários, me fazem tentar ser melhor, produzir, pensar - e expor tudo isso corajosamente assinando meu nome e minha cara para todo mundo ver. Tenho maior orgulho das minhas utopias: elas são minhas e ninguém tasca. :)
Só para ficar claro: minha licença é não remunerada. E meu "empreguinho público" foi conquistado com um suado concurso público.
Minhas ilusões e utopias de um mundo melhor, de uma cidade e um país mais igualitários, me fazem tentar ser melhor, produzir, pensar - e expor tudo isso corajosamente assinando meu nome e minha cara para todo mundo ver. Tenho maior orgulho das minhas utopias: elas são minhas e ninguém tasca. :)
carol, você é brasiliense ? Beijo!
Comemoro com vc o aniversário de sua cidade.
Cidade esta que sua avó corajosamente foi morar sozinha com dois filhos ainda adolescentes. Creio ser estes o espirito verdadeiro de seus moradores.
Parabéns minha linda candanguinha!
Faço minhas suas palavras, coragem e tudo mais. Sua coragem é uma caracteristica de familia. Lutamos muito, conseguimos por nossas mãos e ninguém venha falar daquilo que não sabe! A Brasilia lutadora do dia-a-dia agradece, é isso aí candanga!PARABÉNS PRIMEIRA GERAÇÃO BRASILIENSE.
Falou exatamente o que penso. Sobre os vilões de Brasília, incluiria dois: O Invasor de Área Pública (acho que ninguém escapa dessa) e o Forasteiro Reclamão e Preconceituoso.
você precisava estar aqui!! nossa amada cidade sentiu sua falta! um beijo, com saudades, Sá.
Carol, seu amor sincero por esta cidade é desconcertante, até para mim. :)
E eu, que volto próximo mês para BSB pela quarta vez, abraço teu afago a essa terra de bem! Bela cidade, belo povo, bela paisagem, bela poesia, bela utopia! Viva Brasília!
Disneylandia cercada de pobreza.
Eu, brasiliense como você, desejo à nossa cidade o mesmo que desejo ao nosso país e, sim, pro nosso planeta: que ele seja melhor. Mais bonito, mais justo, mais correto, mais socialmente igual, mais feliz!
E estou com você: são as nossas utopias os tijolinhos para a construção de um presente melhor.
O Anônimo aí em cima falou da Disneylandia cercada de pobreza. Eu sempre acreditei que Brasilia fosse o retrato mais cruel do país. E essa imagem da brasILHA não foge ao retrato: O brasil é rico e cercado de pobreza de todos os lados...
Pra terminar, queria só dizer que funcionário público também paga imposto, e diferente de muitos, não só o indireto, os que a gente "não vê" como ICMS, IPI, ISS e um monte de outros Is, mas também o IRPF, descontado na fonte, todos os meses!!!!
A cidade e seus moradores não fazem a política deste "paizi" quem elege esses bandidos pelo Brasil a fora e os manda para cá deveria tomar jeito e ser mais informado a cerca do que se passa no seu estado e com seus políticos, escolher com alguma lucidez.
Não adianta atacar a cidade e seus moradores! façam um exame de consciência e analisem seus senadores, seus deputados federais, seu presidente e agregados pra tentar descobrir de quem é a culpa pela sacanagem toda que rola por aqui.
Eu garanto que não é dos meus filhos!
Cidade de gente bem e de elite ruim
Maria Inês Nassif
http://clipping.tse.gov.br/noticias/2010/Abr/22/cidade-de-gente-bem-e-de-elite-ruim
Maria Inês Nassif é repórter especial de Política. Escreve às quintas-feiras
E-mail: maria.inesnassif@valor.com.br
Carol, querida, você escreve muito, hein! Candango também!? :-) A cada dia que passa fico mais admirada. E na 204 sul eu também morei, viu? Beijos. Sandra
Postar um comentário