quinta-feira, abril 09, 2009

Deus das pequenas coisas

A culpa é minha que, um dia, visitando uma igreja, mostrei uma imagem da Virgem com o Menino e disse para ele, olha, é a mamãe do céu. Agora toda estátua que ele encontra pela frente é a mamãe do céu ou o papai do céu, dependendo do sexo da estátua. Uma estátua nua, de seios aparentes, toda provocante: mamãe do xéu. Um Rodin no meio da praça, com os negócios pendurados: papai do xéu. E em pleno domingo de ramos, deparados com uma escultura enorme representando o deus Baco, três figuras se beijando e comendo uvas: mamãe do xéu, papai do xéu, mamãe do xéu. Ai se um padre escuta. Sacrilégio.

Eu não reprimo porque no fundo ele está é certo. Por que diabos Deus estaria mais numa figura de um altar qualquer do que num Rodin? Num Monet?, imagina - sinceramente, poucas coisas no mundo são mais divinas que um Monet. Pensa bem, o que mais do que a arte tem o poder de nos elevar? Empatado com a natureza. Vou começar a ensinar que a plantinha também é papai do céu, que não existe nada mais mamãe do céu do que o pôr-de-sol de Brasília em plena seca braba de agosto. Acho que assim eles vão por um bom caminho.

5 comentários:

Anônimo disse...

lindos, linda. o que eles têm que saber é que papai do xéu e mamãe do xéu são os donos de tudo. de rodin, de monte, do céu de brasília. eles é que mandam. e que a tia bella acabou de rezar para essa mamãe do xéu e papai do xéu darem um beijo abençoado nesses pequenos amados.

Amanda Lourenço disse...

Que fofos os seus pequenos, Carol! Criança sai com cada uma!
E continue ensinando sua nova interpretação do divino, porque a da igreja tradicional ja esta muito ultrapassada!
Beijos!

Solange disse...

Criança é uma coisa mesmo. A minha, quando tinha uns 2 anos e perguntava do avô que ela via nas fotos (meu pai, que morreu quando ela tinha pouco mais de um ano), eu contava que ele tinha ficado doente e que agora estava morando 'no céu'. Não deu outra: na primeira vez que pegamos um avião, ela ficava olhando pela janela e, lá pelas tantas, toda séria, perguntou se a gente estava perto de onde o vovô morava :D

G disse...

: )

Anônimo disse...

mana, eu tenho certeza que eles vão por um bom caminho... e eu fico feliz de saber que pra isso, pra saber que Deus está na maravilha que é o nosso céu, você vai ter que estar por aqui no próximo agosto! será? papai e mamãe do xéu certamente iriam agradecer já que eles não aguentam mais escutar os meus pedidos de todo dia! beijo apertado, com a saudade que parece que aumenta como o dia de te abraçar de verdade vai chegando! sá!