quarta-feira, julho 20, 2011

Feliz vida nova



Mudanças são pontuadas por símbolos que aparecem, normalmente, como a parte mais visível de algo que se opera nas profundezas - que a maior parte das pessoas nem percebe, mas que é tudo o que me interessa.

Eu não estou nem aí que fulana adotou o cabelo curtinho ou emagreceu dez quilos. Me interessa o que ela decidiu fazer com isso. Quem ela decidiu ser, como e por que agora.

Quando você decide pedir licença do emprego e viajar por três meses - ou só pedir licença ou só viajar - quando você inventa de aprender nado sincronizado e aprende de fato, quando você se permite uma nova amizade, quando você muda alguma coisa na sua vida, banal ou importante, isso fala de um processo proporcionalmente banal ou importante que se passa lá dentro. Lááá dentro. Onde importa.

Sabe?, os meus pais mudaram. Da casa que eles construíram e onde passaram os últimos 25 anos. Eles pegaram a vida deles com as duas mãos - eles e a minha irmã pequena, que virou um pilar pros dois - e estão fazendo outra coisa com ela.

Isso fala de paredes, de varandas, de churrasqueiras, de festas, de jardins, de redes, de cozinhas, de banheiros e closets que testemunharam grande parte da minha vida, e que vão fazer falta.

Muita falta.

Tanta assim, com esse branco todo.

Mas é outra a mudança que me interessa. A que está acontecendo lá dentro deles. A que fala de uma lição de vida, uma das mais bonitas que eles me ensinaram: da capacidade de se reinventar.

Feliz casa nova, família. E feliz família nova, casinha.

13 comentários:

ricardo disse...

gozado, eu sempre fui de muito mudar, até que conheci a minha mulher , que não queria se mudar. Então, mudei eu e não mais me mudei...

Bailarina disse...

Carol,

Meus pais moram na mesma casa em que eu nasci! Não preciso dizer nada, né? Chorei ao ler seu post e por duas razões: por saber que eu sentiria muita nostalgia, assim como vc, se eles se desfizessem dela e por ver a lindeza que é o desapego deles, depois de uma vida cheia de histórias vividas num lugar, continuar ansiando por novas histórias e lugares! Que bonito! A casa está neles e vai com eles pra onde for!

Bailarina disse...

O desapego, no caso, é dos seus pais! rsrs É a emoção!

Leandro Wirz disse...

Sou sempre atraído por mudanças. Externas e aquelas que acontecem lá dentro, onde importa, como vc bem escreveu.

Elena e Léo disse...

Mudança, movimento, assusta e atrai. Como o universo que não pára nunca, devemos confiar e agradecer pois tudo acontece para o nosso melhor e assim será com essa família que eu amo tanto. Beijos

fátima disse...

ah, eu já me mudei tantas e tantas vezes. de casa, de cidade...
tô até sentindo falta, pq faz tempo que não abro/fecho/abro umas caixas.

felicidades p/ seus pais na casa nova!

bj

ps: que pena, não moro em brasília (os tênis, lembra?), moro em são paulo :(

Gabi Goulart Mora disse...

Carolzinha, sintonia total. Cê viu este artigo que me fez pensar a semana toda? http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/2010/10/30/como-a-classe-media-alta-brasileira-e-escrava-do-alto-padrao-dos-superfluos/
Beijos e parabéns pros seus pais, que toparam o desconforto da mudança pra reinventar a vida!
Gabi

Felipe disse...

O mais legal é que as lembranças que ficam serão as melhores possíveis. Eu mesmo tenho lembranças de reunião de comissão de formatura da UnB, de festinhas bagaceiras, de churrascos (até tomei emprestado pra um aniversário lá, há uns anos), de festas juninas, de festas fantásticas de réveillon. Até deixei minha marca no tapete da casa, rsrsrsrs...

O mais legal é que, apesar da mudança, tem toda a empolgação de curtir casa nova, decoração nova, vizinhança nova, comércio novo, novos caminhos, novos atalhos...

Pensa no tanto de gente que vende uma casa e que passou por péssimas experiências no local? Me lembro de um monte assim.

Abraços e beijos pra essa família que eu gosto muito do goleiro ao ponta-esquerda!!

E saudações tricolores!!!

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mateus disse...

Acredito piamente que toda mudança na vida da gente, por mais difícil que seja, é sempre um momento positivo, e uma abertura para muitas coisas boas e lindas que vão acontecer. Mas, ainda bem que no dia da mudança mesmo eu estava viajando... ainda bem que não vi a casa vazia... aquele lugar que durante tantos anos me deu abrigo (mesmo que apenas nos finais de semana!) e cenário de tantas coisas que passamos juntas... sem querer ser materialista, tem muita coisa que vou quardar com carinho, bem lá no coração, principalmente porque sei que grande parte delas são lembranças de um tempo bom que não volta mais...

José Fernando disse...

Pelo número e tipo de comentários, era mais que uma residência. Era um clube.

Nalva disse...

Mudança faz gerar movimento e todo o caminho da evolução consiste de mudanças...internas claro. A felicidade nao depende de lugar, de tempo ou de pessoas, deve estar dentro da gente e a carregamos para onde estivermos, nao é verdade??

Solange disse...

Ih, Carol, meu comentário sumiu. Só resumindo, adorei o post porque, depois de 17 anos, eu me mudei também! Mais especificamente, na semana passada. E estou adorando tudo, apesar do cansaço e da confusão aqui no cafofo novo. Acho que daqui não saio mais, mas quem sabe... Beijos e boa sorte para os seus pais na vida nova!