sexta-feira, abril 24, 2009

Os prédios mais feios de Paris

Perguntaram no Le Figaro: qual o prédio mais feio de Paris? A maioria das pessoas respondeu: a Tour Montparnasse. Em segundo lugar veio esse conjunto modernoso de prédios retratado aí em cima, o quartier Beaugrenelle - que fica a dois passos da minha casa, atrapalhando minhas fotos da Torre Eiffel. Eu nunca tinha parado pra pensar sobre isso, mas agora, olhando assim, preciso concordar: é feio mesmo.

Escrevi sobre essa pesquisa na coluna da semana no Blog do Noblat e perguntei pros leitores quais os prédios que eles gostariam de implodir nas cidades deles. Preciso contar a quantidade de gente querendo riscar o Congresso do mapa? Não, né?

Fiquei pensando em Brasília e não consegui responder a minha própria pergunta. O Conic é tão feio mas é tão... meigo! A rodoviária do Plano Piloto é tão acabada mas é tão... integradora! Nem o Blue Tree, que atrapalha a vista do Lago... não sei, ele já está lá, deixa ele - os turistas adoram, é bom pra moral da cidade. Sei lá. Não consegui implodir nada em Brasília.

Alguém quer me ajudar a lembrar dos nossos defeitos? Gradicida, desde já.

22 comentários:

Aglais Trennepohl disse...

Aquele esqueleto ao lado do Venâncio 2000 que estava servindo de estacionamento, virou alguma coisa? Estou longe de Bsb fazem 10 anos, então as coisas podem ter mudado... Aquele esqueleto era um que merecia sumir!! Mas de resto concordo com vc, eu tb não consigo implodir nada lá. É uma cidade tão linda, tão peculiar...

Ana Chalub disse...

ah, amiga, deixa isso pros prédios feios e altíssimos de águas claras, que destoam de todo o restante do distrito federal. em brasília, nada atrapalha nossas fotos de pôr-do-sol, nossa sensação de amplidão com um céu tão aberto e limpo. a vista fica é mais bonita, mesmo, sem o blue tree ao fundo. mas basta mudarmos de posição.

Solange disse...

Eu implodiria toda a Academia de Tênis. Ô coisa feia!
(Ah, e o esqueleto ao lado do Venancio 2000, se for o que estou pensando, virou o Pátio Brasil http://tinyurl.com/ch6y96)

Unknown disse...

eu acho que o primeiro post falava sobre o outro prédio, do outro lado do venâncio, ali mais perto do parque, sabe? poisé, implodiram o estacionamento e o prédio vai ser alguma coisa do governo, tenho quase certeza! tá ficando bonito o prédio novo.. todo modernosinho, daqueles que com certeza os parisienses também iam querer implodir! :)

G disse...

ai, Carol, o Conic meigo foi ótimo!! Hahahaha...
Eu não gosto de nenhum dos prédios espelhados (seleção aqui: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=816156), acho que eles não tem nada a ver com a arquitetura de Brasília e só enfeiam a cidade. Me soam como uma falta de personalidade, sabe? Uma coisa "mamãe-quero-ser-moderninho", sei lá, pode ser implicância mesmo, mas eu implodiria todos! Ah, e incluo o tal do edifício varig, no começo da w3 norte também na lista de implosão, ô predinho feio...
;-)

Felipe disse...

Eu acho que não é bem um prédio, mas aquelas colunas que pairam na entrada do pontão não têm nada a ver. Elas lembram aquele lugar horrível que tem na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro (downtown, eu acho), completamente Miami assim.

Ah, tem uma outra sequencia de edificações ridiculamente bizarras na EQN 205/206. São uns predios brancos na comercial, que se estendem de cima a baixo, brancos, feios, sujos, abandonados porque nao tem nenhuma loja. Destoam da arquitetura da cidade.

Anônimo disse...

Eu explodiria os hotéis enormes e modernosos no SHS e no SHN, como o complexo Brasil 21, um paredão espelhado horroroso, que com certeza ultrapassou o gabarito da cidade. Tem muita coisa feia para explodir por aqui, basta dar uma passeada mais contemplativa pela região central da cidade. Isso sem falar nas comerciais favelizadas das entrequadras...
Alessandra Anselmo

Anônimo disse...

eu não sei. também não implodiria nada na minha querida cidade. acho que eu plantaria mais flores e mais árvores (tem sempre lugar pra mais umas!). vou pensar mais e volto aqui. beijo, bella.

ML disse...

o prédio mais implodível daqui é obviamento o Brasília Shopping! é a ode ao paulooctavismo das quadras novas, ao falso chique dos novos ricos, e à falta de imaginação de quem compra salas prontas na Mainline.

e aqueles prédios da 205 que o Felipe citou, até onde eu sei, são o projeto original pras entrequadras. eles são horríveis de costas, porque era para a frente deles ser virada para a quadra, de onde você viria a pé...

Leandro Wirz disse...

O Congresso é hors-concours, mas as razões ão outras que não estéticas.
Podia ir pelos ares aquele pombal que tem na Praça dos Três Poderes, que mais parece um pregador de roupas.
No Rio de Janeiro, não é um prédio, mas merecia ser implodido o Elevado da Perimetral.

Ciça Calvoso disse...

Eu gosto do pregador de roupas...
:(

Bom, eu não implodiria nada em Brasília, mas preferia que nunca construíssem aquela torre fálica de mais de cem metros de altura, parte do novo projeto do Niemeyer, batizado de Praça da Soberania.

Anônimo disse...

Que tal deixar para os jovens decidirem o que implodiriam ou não na capital. Ô Niemneyer acabou o tempo, vc só está no lucro, tá? A cidade foi planejada na década de 50 vamos modernizar primeiro acabar com as favelas das entrequadras, segundo deportar os gringos porque agora são eles que estão nos gramadas, que horror!!!!

Anônimo disse...

Eu tambem implodiria aquela comercial da 205/206 Norte, o Venâncio 2000 (aquela cobertura de estrutura metalica é medonha...) os Venâncios I,II,III,IV,V,VI...e tambem aquela área de lojas que ficam na w3 norte no centro das 700... uma favelinha...tem de tudo ali..e aquele ponto de taxi horroroso que tem no Gilberto Salomão e a Usina de lixo bem ali no fim da Av. das Nações.. Deve ter mais coisas, viu? Di Mãe

déborah nogueira disse...

socorro! minha mãe quer implodir a cidade inteira!

Felipe disse...

Aguardo ansiosamente a opinião da Sabrina Marcia Gomes de Assis Nogueira.

Renato disse...

Pergunta pro Arruda...

Anônimo disse...

Também prefiro ouvir a Sá antes!!!
Ju

Renato disse...

Feio mesmo é o Cabeção.

Unknown disse...

o pier 21, carol, com certeza. parece um caixote iluminado!

rc disse...

Feio é o TST. Centenas de milhões de reais de ostentação no meio do nada.

Unknown disse...

Sou como vc. Pior, estou em Brasília, vivendo as mazelas da cidade todos os dias e, mesmo assim, não consigo derrubar nada....

J Lisboa disse...

PIER 21!!!