terça-feira, dezembro 01, 2009

Domingo de chuva

Pra quem procura o que fazer quando os termômetros e as gotinhas de chuva caem lá fora, copio a receita dos biscoitinhos amanteigados da minha mãe.

Meus pequenos ajudaram a misturar, amassar e cortar os formatinhos - diretamente emprestados do jogo de massinha deles. Fiz tintim por tintim de acordo com o manuscrito dela, consultando a assinatura "com amor, mamãe" a cada etapa - e eles ficaram tão, mas tão fofos, que fiquei achando que numa lata bonita rende até presente de Natal.

1 xícara de açucar

150g de manteiga

4 gemas

3 xícaras de farinha peneirada

1 colher de sopa de fermento (por aqui: um saquinho de fermento Alsa)

Bater na batedeira a manteiga e o açucar e não se assustar quando a massa ficar meio farofenta. Adicionar as gemas e, depois de bem misturado, juntar a farinha peneirada junto com o fermento, ainda batendo. Depois amassar bastante com a mão.

Daí vem a parte legal: cortar com as forminhas. Tentei com rolo, mas a massa quebrava toda - então vi que basta abrir uns pedacinhos e ir fazendo disquinhos com a mão mesmo. Passar farinha na mesa ajuda a descolar e transferir os biscoitinhos já cortados para o tabuleiro. E se você estiver sem paciência, pode só fazer bolinhas com a massa que fica gostoso igual (mas menos lindo).

O forno tem que estar pré-aquecido (180º) e não precisa reuntar as formas a cada fornada - já tem muita manteiga na massa. O biscoito fica no ponto quando está moreninho. Passe no açucar refinado ainda quente e esforce-se pra não comer tudo de uma vez.

E agora é minha vez: com amor, Carol.

11 comentários:

RC disse...

Putz. Minha mãe fazia biscoitos com umas forminhas também. Nem eram muito bons, mas me deu uma saudade agora.

déborah nogueira disse...

que linda! ainda usou um drop shadow! :) queria o biscoitinho de nuvem chovendo maior pra ver no detalhe! mas parabéns, vc já é quase uma profissional do illustrator!

Anônimo disse...

Humm. Deu até água na boca. Será um programa das férias da minha filhota.

Beijos,

Laura (Sicrana)

Lucila disse...

Carol, eu lembro desses biscoitinhos... ja' comi. Gosto de saudade.
Beijo

machay disse...

Lembrei que uma vez fiz com os meus guris biscoitinhos numa tarde chuvosa aqui na serra. Foi muito divertido, porem somente me aventurei poucas vezes na cozinha o que hoje me arrependo.
Beijos

machay disse...

Não seu porque saiu machay e não o kia que tanto gosto. Coisas de google.

Calcinha exocet disse...

Adorei! Ficaram bonitos e me deixaram com água na boca! Me dá um?

Anônimo disse...

... farinha na mesa? eu te pergunto: que mesa, mana, que mesa!! :) beijão com saudades, sá.

Denise e Zé Guilherme disse...

tá anotado!

Anônimo disse...

Quando vi esse post, imediatamente pensei: vou fazer, vou testar! Fiz esse fim de semana, seguindo a receita direitinho. Ficaram lindos e deliciosos! Coloquei em umas canecas enfeitadas por mim e distribui de presente para algumas amigas. Foi um sucesso absoluto. Para o Quito, fiz vários em formato de coração. Mais um sucesso absoluto. Obrigada e feliz natal para vocês! Paula (do Quito)

Kandis Design disse...

Adorei o blog, adorei a receita e vou tentar fazer qualquer dia!

Beijos