segunda-feira, abril 26, 2010

Oquei, entendi

A melhor parte de ser mãe é ganhar florzinha de grama na primavera. E a pior é ser obrigada a subscrever o terrível lugar-comum materno de que quando você for mãe, você vai entender.

Tenho clara na minha memória a revolta adolescente no mais puro estado quando minha mãe comprou flores para refazer o jardim inteiro e decretou que o programa de domingo seria uma deliciosa oficina de jardinagem em família. Levantei os olhos aos céus, o que eu fiz para merecer?, muxoxei, desci, fiz um buraco na terra de má vontade, coloquei uma muda dentro e saí disfarçadamente alegando compromisso urgente com algum programa de televisão.

Mães são seres que inventam programas. No mundo encantado das cabeças maternas, elas sonham com uma tarde super animada... no museu palenteológico, por exemplo.

Como dá para ver, meus filhos não curtiram minha ideia mirabolante. Nada. Zero. Eu animadaça com o primeiro dinossauro da minha vida e eles, tipo, quando é o lanche?

Fizemos os dois andares em (muito) menos de quinze minutos e rumamos rápido para um super sorvete de chocolate. Uma dezena de estações de metrô depois e estávamos em casa, recuperando as bicis para um passeio pelo mesmo parque de sempre, onde os dois pareciam as duas crianças mais felizes do mundo - longe, bem longe daqueles esqueletos todos.

10 comentários:

ricardo disse...

muito boa a sua frase, mães são seres que inventam programas ! rsrsrs . A Dona Denise sempre queria que o Julinho ligasse para um amigo, para que os dois ficassem sem fazer nada ! Pois é, Carol , mãe é karma ! rsrsrs Beijo!

Anônimo disse...

lin-dos! até de mal humor esses pequenos são lindos! que saudade. um beijo da tia sá! :-)

Renato disse...

Não adianta forçar a barra. Criança é criança em qualquer lugar. Elas não fazem tipo. Por isso são melhores que os adultos.

Mari disse...

Olha Carol, vc ta fazendo o seu papel... ta inventando programa, dando a oportunidade! Vai que um dias desses eles mudam de idéia? Ou simplesmente amam a proposta?
O negocio é isso mesmo ter sempre a carta do parquinho de sempre na manga...!

Aline Alonso disse...

Carol, os meus brasilienses, no aniversário de 5 anos, escolheram o tema da festa de dinossauros. Estão nesta fase, agora. Sabem TUDO do assunto. Têm livros, dvd´s, bonecos, álbuns e talicoisa. Fomos ao Rio, na páscoa, porque eles estavam loucos p/ ir ao museu de história natural (da ufrj). AMARAM! E olha que o museu é bem pobrezinho, comparado ao daí. Bjs prá vcs.

Unknown disse...

Carol, seus filhotes estão enormes!!!!!

Unknown disse...

Oi Carol! Você os levou na exposição dos dinossauros que está tendo no Palais de la Découverte? O Gabriel amou e a gente tb! Eles fazem barulho e tudo! Mas no Museu de História Natural no Jardin de plantes tb o vimos em menos de 15 minutos, apesar de eu estar amando!!! beijos e não canso de te dizer que eles são lindos...

Unknown disse...

Explicando: "eles são lindos" foram para os seus filhos ;-)

Dani Galanti disse...

adorei as fotos...o blog...os desenhos...parabéns!!!
vou vir aqui mais vezes...

Bel Silveira disse...

Carol, pelo visto um monte de gente ama seus posts... que bom né?! Eu amei a parte que diz desse lugar comum de que as mães falam e que "quando vc for mãe vai entender". É tão bom ser mãe, e tão bom ser dessa comum, que inventa programa - de índio - e que até aguenta o fato que os filhos acharam um saco... e sabe o que vão fazer qdo crescerem? Inventar programa! E até quem sabe contar isso num blog... parabéns, adoro seus textos!