sábado, abril 10, 2010

Lugar certo, hora certa

Coisa que gosto de fazer é sair sem rumo, encontro marcado com o deus louco do acaso. Quase sempre não dá nada, esbarro nos mesmos bares, mais ou menos nas mesmas vizinhanças. Mas de vez em quando acontece.

Tínhamos feito um bar roquenrol que me avivou as saudades de Brasília - mas que ao mesmo tempo me foi meio menino demais. Cabeludos civilizadamentes assistindo a um concerto, batendo cabeça simbolicamente - muito legal, mas depois me deu precisão de delicadeza.

Foi quando esbarrei num barzinho pequeno de luzinhas de terraço - e luzinhas de terraço me são necessariamente um bom sinal. Elas me falam de ar livre, calor com ventinho fresco, noite que ainda é tarde, mais ou menos o que eu entendo por verão aqui em Paris.

Lá dentro, música delicada sai do violão de uma mocinha fofa com nome inspirador: Berangère. Cardápio cuidadoso e criativo - garrafinha de Heineken e duas mini-pastas no pão por cinco contos. Para completar, quadros lindos nas paredes.

Do lado de fora da janela, o Canal St Martin - a outra metade que faz de République meu segundo quartier em Paris.

(isso me faz lembrar que eu já disse que Barbès é meu segundo quartier - o que também é verdade. Barbès é onde eu perambulo de dia, République é onde eu obrigatoriamente saio de noite e onde eu moro vocês já sabem)

Acho que digo isso porque République para mim é várias - é quase tudo entre o Marais e Belleville. E se no inverno ela é mais Oberkampf, no verão é aqui nessas margens que eu ando sem rumo, encontro meus amigos, tomo cerveja e jogo conversa fora.

Ainda mais agora, que eu encontrei essa fofura.

4 comentários:

RC disse...

Vou dar um pulo nesse restaurante amanhã mesmo! Será que a zebrinha 24 passa????

ricardo disse...

e por falar na republique, o que você está achando do projeto de reurbanização da praça ? Sabe Carol, eu ainda prefiro a Nation... beijo

Felipe disse...

eu gostei daquele que vc me levou no dia que o maicou jequison morreu. :)

Jackson disse...

Que coisa, achei que Paris não combinava nada com cerveja...Estou tomando uma Serra Malte agora, garrafa de 600 ml, comprada com casco, lembra? por 1 Euro cada. Mas aqui em Ribeirão Preto, né...
Em Paris,eu estaria atrás de um copo com vinho nacional.
Santé!